O EJA 2024, ou supletivo, é a forma mais fácil do jovem ou adulto que não finalizou seus estudos poder completá-los. Para participar do programa, o estudante pode ter qualquer idade, sem restrições. Desta maneira, o projeto auxilia tanto jovens e adultos, do mesmo modo que idosos. Fique atento ao texto, para entender como funciona o EJA 2024, o plano de aula e outras informações provenientes!
Além do EJA, é possível concluir o ensino médio através do Encceja 2024.
Conteúdo do Artigo
EJA 2024 – O que é?
Popularmente conhecido com supletivo, o EJA (Educação de Jovens e Adultos), é um programa de ensino do Governo Federal do Brasil, presente em todos os estados do país.
O objetivo principal do EJA é oferecer ensino à jovens e adultos que não finalizaram seus estudos, abandonando os mesmos ou que simplesmente não obtiveram acesso ao benefício na época adequada, em duas categorias: ensino fundamental ou médio.
Como Funciona o EJA?
O EJA pode ser cursado, por qualquer pessoa, que tenha abandonado, ou não tenha acessado o ensino fundamental ou médio. O programa tradicional deve ser frequentado presencialmente com aulas de segunda a sexta feria, sendo 4 horas de estudo por dia.
Em média, o EJA tem 1 ano e meio de duração para concluir o ensino médio e 2 anos para concluir o ensino fundamental.
Além do modelo presencial, o programa também oferece a versão de estudo à distância, veja como funciona:
EJA 2024 à Distância
No ensino à distância, existem duas possibilidades práticas de execução: online ou por correspondência.
- Na primeira opção, o aluno acessa uma plataforma online pelo computador, smartphone ou tablet.
- Já por correspondência, o material é entregue fisicamente ao estudante em sua residência, pelo correio.
Ambas as formas de ensino são válidas, mas vale lembrar que para aprovação final, e consequentemente receber o diploma, o aluno deverá realizar as provas finais presencialmente.
EJA Ensino Médio
Caso o aluno termine o ensino fundamental normalmente ou pelo EJA, ele ainda poderá acessar a fase do Ensino Médio pelo programa, virtualmente ou pessoalmente, para assim estarem preparados e aptos a prestar vestibulares, como o ENEM, e consequentemente poder ingressar ao ensino superior de ensino em qualquer Instituição Universitária.
A duração total do curso, independente da modalidade é de 18 meses, que podem variar de acordo com a forma do estudo, ou calendário das provas ou atividades.
Confira como ingressar no ensino superior com bolsas de estudos:
Plano de Aula do EJA
O plano de ensino e do EJA, possui às mesmas matérias e disciplinas que o plano de aulas do ensino tradicional, presencial das escolas públicas brasileiras, para que assim possa se mantes a igualdade entre os dois modelos de educação de jovens e adultos.
Deste modo, o ensino fundamental e médio possuem as seguintes matérias no dois modelos, veja:
- Ensino Fundamental:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- História
- Geografia
- Ciências
- Inglês
- Artes
- Educação Física.
- Ensino Médio:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- História
- Geografia
- Ciências
- Inglês
- Artes
- Educação Física
- Química
- Física
- Sociologia
- Filosofia.
Por fim, independentemente do modelo escolhido pelo aluno, que por algum motivo não concluiu seus estudos anteriormente, haverá a estrutura e organização necessária para que o mesmo finalize o procedimento e possa acessar cursos superiores e profissionalizantes.