Encceja Ensino Médio 2022: Certificação, Apostilas, Prova

O Encceja Ensino Médio 2022 é destinado para aqueles que desejam concluir o ensino médio, no entanto, o exame ainda oferece oportunidade de conclusão do ensino fundamental. A seguir você pode entender mais sobre o Encceja Ensino Médio 2022.

Encceja Ensino Médio 2022
Encceja Ensino Médio 2022

Encceja 2022

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos é uma ótima opção para aqueles que desejam terminar o Ensino Médio, mas por conta de algum fator não consegue frequentar uma escola regularmente.

O exame foi criado em 2006 pelo MEC (Ministério da Educação), e tem como finalidade certificar alunos que não conseguiram frequentar uma escola no tempo correto, e desejam ter a aprovação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Saiba mais sobre a prova do Encceja:

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos, e os estudantes são avaliados segundo o diploma que querem receber.

A avaliação também tem o intuito de analisar as competências, habilidades e saberes que foram adquiridos pelos jovens na escola, na vida familiar, na convivência em sociedade, no trabalho, nos movimentos sociais e manifestações culturais.

Certificação Encceja Ensino Médio 2022

As secretarias estaduais de educação e os institutos federais que possuem acordo com o Inep, são os responsáveis pela emissão do Certificado de Conclusão do Encceja. No total são 383 instituições certificadoras cadastradas.

As instituições certificadoras são anexadas no edital do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos, para que os alunos saibam onde solicitar seu certificado após o Encceja caso tenha sido aprovado.

  • Dependendo do resultado do aluno, ele poderá receber dois tipos diferentes de certificação, o certificado Encceja 2022 ou a declaração parcial de proficiência;
  • O certificado Encceja é destinado para aqueles que conseguiram ter aprovação total no exame, acertando o mínimo de 100 pontos em cada matéria e 5 pontos na redação;
  • Enquanto que a declaração de proficiência é destinada para aqueles que tiveram apenas aprovação parcial, aqueles que conseguiram tirar um mínimo de 100 pontos em algumas matérias, mas não no exame total.

Apostilas Encceja Ensino Médio

O Inep disponibiliza em seu portal, um material de apoio aos candidatos e professores para que eles possam se preparar para o exame. O conteúdo do material é composto por um volume de 4 orientações para os professores, e 4 para os alunos.

Aqueles que precisam se preparar para o Encceja 2022, podem ter acesso a uma série de materiais disponibilizados no portal do Inep.

O portal do Inep disponibiliza materiais de estudo, como cadernos de questões e gabaritos de provas de anos anteriores, além de apostilas do ENCCEJA 2022 gratuitas com um conteúdo feito especialmente para os candidatos do Exame.

O conteúdo do material do Encceja é diferente do conteúdo de outros exames, pois nele é avaliado o conhecimento técnico-científico dos currículos escolares por meio de situações-problema do dia-dia

Dessa forma, o exame consegue avaliar os candidatos segundo o que aprenderam ao longo da vida, em suas relações profissionais, sociais e culturais.

Prova do Encceja Ensino Médio 2022

A prova do Encceja 2022 é composta por um total de 120 questões que são divididas em 4 áreas de conhecimento diferentes. Dessa forma, as questões são divididas em 30 para cada assunto, e mais uma redação.

Para a avaliação do Ensino Médio, as matérias são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Deixar uma resposta