Enade 2022

O Enade 2022 é de vasta relevância tanto para os alunos e candidatos quanto para as instituições de ensino superior. Por meio das notas alcançadas, cada curso das Universidades Nacionais são classificadas, e os interessados podem comparar o nível de ensino oferecido antes de se candidatar. Continue a leitura deste artigo e entenda como funciona o exame do Enade 2022, inscrição, data da prova, regras, gabarito e como consultar o resultado. Confira!

Enade 2022
Enade 2022

Veja ainda:

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, conhecido popularmente como Enade, é uma avaliação elaborada do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), onde o intuito principal é avaliar faculdades e universidades de todo o Brasil, em relação ao desemprenho dos alunos dentro dos conhecimentos básicos e específicos de cada curso.

O exame ocorre anualmente, sendo elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio) juntamente com o MEC (Ministério da Educação), e deve ser feito por todas as instituições de ensino superior em território nacional.

Como Funciona?

O objetivo principal do Enade é analisar cada curso oferecido pelas instituições e conferir quais as principais carências ou métodos falhos que precisam ser revistos pelas mesmas. Deste modo, tanto as universidades públicas quanto as privadas precisam participar anualmente da avaliação.

Todavia, não são todos os alunos que precisam participar, mas sim apenas os pré selecionados que, por sua vez, se negarem a participar não poderão emitir o histórico escolar ao final do curso. Aliás, os estudantes que não forem selecionados poderão participar como voluntários, caso ainda haja vagas disponíveis.

Enade 2022 Inscrição – Passo a passo:

  1. Acesse o site: http://enade.inep.gov.br/;
  2. Faça um login no portal, utilizando seus documentos e dados pessoais;
  3. Sequencialmente, informe seus meios de contato atualizados (número de telefone celular e endereço de e-mail);
  4. Caso seja seu primeiro acesso, clique anteriormente na seção “Primeiro Acesso – Estudante”;
  5. Posteriormente, acesse a opção “Inscreva-se”;
  6. Insira todas as informações solicitadas pelo sistema e confirme o envio do formulário eletrônico;
  7. E pronto, sua inscrição no Enade estará completa.

Obs.: O próximo passo será aguardar a data da prova do Enade. Lembre-se de conferir com antecedência o local onde será aplicada sua prova.

Data da Prova

A atual pandemia de Covid-19 acarretou em inúmeras mudanças no setor educacional brasileiro, e com o Enade não foi diferente. A última edição que deveria ocorrer em novembro de 2020, acontecerá apenas em junho de 2022. Para mais informações fique atento ao Edital Enade 2022.

Enade Gabarito

Logo após o final da prova, os estudantes poderão acessar o Gabarito do Enade, entretanto é necessário aguardar tal liberação. Normalmente, a divulgação é feita no mesmo dia das provas, apenas algumas horas após o fim da aplicação. Para acessá-lo fique atento ao site do Enade, dentro de seu portal de inscrição.

Aliás, o gabarito serve apenas como efeito comparativo, já que cada questão possui um peso diferente, e para saber se foi realmente aprovado, haverá a necessidade de aguardar o resultado oficial.

Enade 2022 Resultado – Passo a passo:

  1. Vá até o site do Enade, pelo link: http://enade.inep.gov.br/;
  2. Faça o login para adentrar no portal;
  3. Ao acessar no sistema, clique em “Resultado Enade”;
  4. Desta forma, você poderá acessar os pontos atingidos e sua nota final.

Deixar uma resposta