Inscrição Encceja 2022

Todos os jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e/ou médio, precisam entender como funciona a inscrição Encceja 2022. Por quê? Em resumo, com ele é possível obter o diploma mesmo sem ter frequentado a escola no período comum. Em outras palavras, mesmo quem não concluiu a escola, é possível obter o diploma do ensino fundamental ou médio por meio da inscrição Encceja 2022.

Abaixo você vai entender como você pode fazer a sua inscrição e claro, entender se está hábito a participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Inscrição Encceja 2022
Inscrição Encceja 2022

Inscrição Encceja

Como citado anteriormente, se você é jovem ou adulto, mas não concluiu o ensino fundamental ou médio, o Encceja 2022 pode ser uma ótima oportunidade para você.

Até porque, hoje em dia independente da profissão que você deseja se candidatar, o ensino médio está sendo uma solicitação obrigatório. Pensando nisso, para você se inscrever no Encceja e conseguir o importante diploma do ensino médio, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do Encceja, clicando aqui;
  • Passo 2: Vá até à página de inscrição e Informe seu CPF e data de nascimento;
  • Passo 3: Preencha o formulário com os dados solicitados;
  • Passo 4: Agora, é importante informar se você precisa de atendimento especializado;
  • Passo 5: Nesse passo você deve informar o tipo de diploma que você deseja obter (ensino fundamental ou médio). Além disso, informe a cidade onde deseja fazer avaliação e os demais dados.
  • Passo 6: Responda ao questionário socioeconômico e por fim, informa o seu endereço de e-mail e número de telefone (Válido);
  • Passo 7: Pronto! Basta criar a sua senha de acesso a sua Página do Participante.

Quem pode se inscrever?

Agora que você já sabe como se inscrever no Encceja, é importante indenizar se você se está hábito para essa avaliação.

Atualmente, o público é dividido por idade e abrange os brasileiros que vivem no Brasil, mas também que moram no exterior. Ou seja, caso você não esteja presente no Brasil, também poderá fazer essa avaliação.

Veja abaixo todas as pessoas que poderão se inscrever no Encceja:

  • Conclusão do ensino Fundamental: acima de 15 anos;
  • Conclusão do ensino Médio: acima de 18 anos;
  • Apenas brasileiros;
  • Brasileiros em sistema prisional;
  • Pessoas que moram no exterior;
  • Pessoas em sistema prisional no exterior.

Prova Encceja

Hoje em dia, a Prova Encceja 2022 é realizada apenas 1 vez no ano, porém, diferente do ENEM ela é feita em apenas 1 dia, sendo dívida em 2 períodos (manhã e tarde).

Desse modo, o candidato vai responder 120 questões objetivas e fazer uma redação baseada no tema solicitado na avaliação.

O primeiro período se inicia às 9h e termina às 13h. Já o segundo período tem início às 15:30 e se prolonga até 20:30.

Resultado Encceja

Para quem deseja ver o resultado da sua avaliação Encceja 2022 ou verificar as avaliações anteriores como forma de estudo, basta acessar o site oficial do Inep, clicando aqui.

Nesse link você será redirecionado diretamente a página do participante, basta inserir o seu CPF e a senha criada no passo a passo acima.

Deixar uma resposta