Prova Brasil 2022

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, popularmente conhecida como Prova Brasil 2022, foi elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de avaliar as escolas da rede pública rural ou urbana, de todos os estados do Brasil, além de ser um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (INDEB), juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Continue a leitura deste guia sobre a Prova Brasil 2022 e entenda o que é, o que cai na prova, cronograma das avaliações, gabarito e resultado. Confira!

Prova Brasil 2022
Prova Brasil 2022

Confira também a respeito:

O que é a Prova Brasil?

A Prova Brasil é um exame feito por escolas urbanas e rurais de ensino público da rede federal, municipal e estadual de todos os estados federativos do Brasil. O principal objetivo desta prova é avaliar a qualidade de ensino dos alunos do ensino fundamental I e II de todas as regiões do país. Os resultados são disponibilizados apenas por escola ou grupo municipal, nunca por aluno.

A participação na avaliação não é obrigatória e nem todas as instituições de ensino que se encaixam nas especificações precisarão participar, até por conta de questões de logística e dos custos infraestruturas.

O que cai na Prova Brasil?

A Prova Brasil ocorre num período de dois em dois anos sempre em anos ímpares, atingindo cerca de 5 a 6 milhões de estudantes por edição.

A prova basicamente é constituída por questões de matemática e língua portuguesa de múltipla escolha com cinco alternativas por questão, sendo praticadas por estudantes do 5º ano (quarta série) e do 9º ano (oitava série) do ensino fundamental I e II.

Data da Prova Brasil

Tal prova é aplicada desde o ano de 2005, e neste ano de 2022, a previsão é que atinja 7 milhões de estudantes. Participarão da avaliação escolas de todos os estados do Brasil. As provas serão aplicadas na última semana de outubro (entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro de 2022).

Já o resultado da avaliação, por sua vez, será divulgado na primeira semana de dezembro do ano de 2022, apenas.

Confira também as datas de outros exames importantes:

Gabarito da Prova Brasil

O Gabarito da Prova Brasil, por sua vez, pode ser acessado a qualquer momento, logo após a prova, no site do Inep (que também é o responsável pelo ENEM 2022). Observe:

  1. Acesse o site do Inep: http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio;
  2. Faça login no portal;
  3. Posteriormente, clique no item “Provas e Gabaritos”;
  4. Neste ponto, você poderá acessar os gabaritos deste ano de 2022, ou até mesmo das edições anteriores;
  5. Caso prefira, faça um download em PDF do documento.

Resultado da Prova Brasil 2022

O resultado da Prova Brasil 2022 pode ser acessado no portal online do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Acompanhe, a seguir, o passo a passo para visualizar o resultado de uma escola, instituição ou média de um município neste exame:

  1. Vá até o site oficial o Inep: http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio;
  2. Escolha a opção “Prova Brasil”;
  3. Primeiramente, é necessário fazer um login com e-mail e senha;
  4. Caso seja seu primeiro acesso, faça um cadastro simples com seus dados e documentos, além de escolher uma senha válida;
  5. Ao adentrar no portal, consulte as informações da Prova Brasil, e assim que os resultados forem divulgados, você poderá acessá-los pelo boletim geral de cada escola, e a nota média em cada disciplina;
  6. Além disso é possível encontrar os resultados utilizando o código da instituição, ou simplesmente assinalando o ano do exame.

Deixar uma resposta