Redação Encceja 2022: Tema, Exemplos, Pontuação

A redação Encceja 2022 é tão importante quanto qualquer questão da prova. Afinal, a pontuação contabilizada pelo texto é bem grande, e pode ter um peso essencial para a aprovação dos alunos. O principal ponto para que se tenha uma boa nota na redação Encceja 2022 é conseguir desenvolver o tema de forma coerente. Ou seja, o aluno não deve fugir da proposta, e deve se ater às informações que são verdadeiramente importantes.

É fundamental, portanto, que se crie um planejamento para não se perder na escrita. Assim você conseguirá conduzir de maneira correta a sua escrita e as suas ideias.

Redação Encceja 2022
Redação Encceja 2022

Se você irá realizar o exame não esqueça de ficar atento ao seu Local de Prova Encceja 2022.

Tema da Redação Encceja 2022

O tema da redação Encceja 2022 será revelado apenas no dia da prova Encceja 2022. No entanto, é possível ter uma ideia do que costuma ser abordado a partir de uma análise dos anos anteriores. Alguns temas são:

  • Mobilidade Urbana;
  • Assédio Sexual;
  • Corrupção;
  • Meio Ambiente;
  • Igualdade de Gênero;
  • Mudanças no padrão de família.

Ficar de olho nas pautas mais atuais, aquilo que tem sido debatido na mídia, que tem permeado encontros de intelectuais e estudiosos é o principal ponto para ter sucesso com a redação Encceja 2022.

Exemplos de Redação do Encceja

Acompanhar um exemplo de redação Encceja 2022 pode ser uma base interessante para que você consiga entender melhor como elaborar a sua. No vídeo abaixo você pode saber mais sobre isso e pode entender como funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=rR_n7OiQFPM

Regras:

A principal regra é que o aluno construa uma redação de ao menos 30 linhas. No entanto, análises mostram que é possível obter um bom texto com 20 linhas.

É importante não ficar “enchendo linguiça”. Como dito anteriormente, a redação Encceja 2022 deve ser interessante e coerente. Ela precisa funcionar para que você obtenha uma boa nota por qualidade e não apenas que cumpra com o tamanho.

Texto argumentativo:

Esse é um texto de caráter argumentativo. Ou seja, a partir de seu conhecimento sobre o tema proposto você deverá criar um texto com argumentos que defendam aquele ponto, que reforcem aquela ideia.

Para isso você deve se valer de fontes confiáveis: debates, jornais, estudiosos que você se lembre e que consiga citar.

Um bom texto desse tipo pode ser estruturado em 4 parágrafos:

  • No primeiro você faz uma breve introdução sobre o assunto, direcionando para o conteúdo.
  • Nos dois próximos parágrafos você deve desenvolver de fato o tema, escrevendo sobre aquilo com base nos fatos e informações que tiver em mente. Tenha cuidado para não “inventar” coisas.
  • No último você conclui a redação. O texto argumentativo pode ter espaço para opiniões, desde que você saiba como dosar isso para que não se torne apenas uma crítica vazia.

Pontuação da Redação Encceja 2022

Assim como ocorre com o restante da prova, a redação Encceja deve ser estruturada para que você consiga atingir ao menos 50% de aprovação. Ou seja, os avaliadores precisam considerar que ao menos metade da redação foi muito bem.

Preze pelo emprego adequado da língua e evite escrever palavras cujo sentido e/ ou grafia você desconhece. Procure por sinônimos que sejam mais seguros. No mais, dedique-se para obter um bom ponto na redação Encceja.

5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta