SISU 2022

O SISU 2022 é um processo seletivo, correspondente ao ENEM de 2021 e todos os alunos inscritos, poderão ter a possibilidade de ingressar em Instituições Particulares de Ensino Superior, de acordo com as notas obtidas e as opções de cursos selecionados. Posteriormente, saiba como funciona o SISU 2022, cronograma, inscrições, vagas, notas de corte, resultados, etc. Confira!

SISU 2022
SISU 2022

Conheça outros programas que auxiliam no ingresso do ensino superior:

Como Funciona o SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa elaborado pelo Ministério da Educação, que ocorre duas vezes ao ano. Somente serão aceitos os inscritos que participaram da edição de 2021 do ENEM 2022 e que não tenham zerado a nota da redação. Assim que o candidato for aprovado, o mesmo terá acesso ao curso, escolhido no ato da inscrição.

Seu principal objetivo é eleger os alunos para vagas em universidades ou instituições estudantis de ensino público em todo o território nacional.

Inscrições SISU 2022

As inscrições no SISU ocorrem, neste ano, do dia 23 de janeiro até 26 de janeiro de 2022.

Como se Inscrever no SISU – Passo a passo:

  1. Vá até o site do SISU, pelo link: https://SISU.mec.gov.br/;
  2. Efetue um login no portal com seus dados pessoais e documentais, cadastrados anteriormente na inscrição do ENEM;
  3. Confira, se os dados cadastrais estão corretos, e prossiga;
  4. Posteriormente, será o momento de escolher seus cursos. Selecione primeiramente sua primeira opção, que será a principal. Logo em seguida, escolha sua segunda opção de curso;
  5. Não se esqueça de assinalar, se irá participar de alguma vaga destinada à política de cotas;
  6. O próximo passo será informar toda a documentação e comprovantes obrigatórios de acordo com a modalidade do curso desejado (Comprovante de renda, declaração de conclusão do ensino médio, comprovante de endereço, RG, CPF, certidões, etc.
  7. E pronto, seu cadastro estará completo!

Obs.: Por fim, aguarde a divulgação da nota de corte para cada modalidade, e você poderá modificar seus cursos e opções quantas vezes desejar, desde que o período de inscrições ainda esteja ativo.

Além disso, caso selecionado, o candidato deverá ir até a instituição de ensino em questão, para confirmar sua matrícula e garantir a vaga.

Vagas SISU

Os cursos ficam disponíveis para matrícula, logo após a primeira chamada, e os candidatos devem se matricular presencialmente dentro do prazo.

Aliás, os estudantes que não forem contemplados com uma vaga na primeira chamada, poderão ainda se inscrever na lista de espera tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2022, para tentar as vagas remanescentes das opções escolhidas no ato da matrícula.

Nota de Corte SISU

Assim que o resultado for divulgado, o sistema do SISU automaticamente gerará a nota de corte para cada curso. Desta maneira, todos os candidatos poderão acessá-los e saber se possuem chances ou não de conseguir uma vaga no curso selecionado.

Neste momento, é quando o estudante deve escolher se deve mudar a primeira ou segunda opção de curso, antes do fechamento do período de modificações.

Resultado SISU 2022

O resultado do SISU é dado em dois semestres, um no começo e outro no meio do ano. Nesta edição de 2022, o resultado do primeiro semestre sairá no dia 29 de janeiro, já no segundo semestre, somente na primeira semana de junho.

Siga os passos descritos abaixo, para acessar o resultado do SISU:

  1. Acesse novamente o site oficial do SISU e faça login na página;
  2. Insira sua senha e número de inscrição utilizado no ENEM;
  3. Ao adentrar no portal online, saiba se você conseguiu uma vaga pelo SISU, na primeira ou segunda opção de curso;
  4. E pronto!

Deixar uma resposta