FIES 2022

O FIES 2022, é uma possibilidade dos estudantes que participaram da última edição do Enem 2022 se inscreverem em vagas de Universidades de Ensino Privado, com descontos nas parcelas, e até mesmo financiamento de 50% ou 100%. Conheça neste artigo, tudo sobre o FIES 2022, como: inscrições, novas regras, aditamento, resultados, boleto e o novo FIES. Saiba mais!

FIES 2022
FIES 2022

Conheça também:

FIES 2022 – O que é e como funciona?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa elaborado pelo Governo Federal do Brasil, com intuito de financiar os estudos de alunos que não possuam condições de arcar com o valor cheio das mensalidades da faculdade.

Deste modo, o pagamento é financiado, e o estudante pode pagar uma parte enquanto cursa e outra quando finalizar o curso, ou somente quando finalizar o curso, mensalmente.

Inscrição FIES 2022 – Passo a passo:

  • Acesse o site do FIES, pelo link: http://portalFIES.mec.gov.br/;
  • Utilize o número de seu CPF e uma senha pré cadastrada para fazer login;
  • Faça um cadastro no portal com suas informações e do curso, se já estiver matriculado, caso contrário escolha uma modalidade e veja as vagas disponíveis;
  • Vá até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e valide seus documentos;
  • Por último, dirija-se pessoalmente, com o seu fiador, até a Caixa Econômica Federal para fazer a solicitação do financiamento. Tal procedimento somente será oficializado com um fiador, que comprove renda.

Novas Regras do FIES

Após 2022, o FIES terá novas regras que deverão ser seguidas pelos usuários. Neste caso, será obrigatório ter pelo menos 400 pontos na redação, onde anteriormente o aluno precisava apenas não zerar tal categoria da prova.

Aditamento FIES

O aditamento é um procedimento obrigatório de renovação do contrato dos participantes do FIES, que deve ocorrer duas vezes ao ano, em cada semestre. Primeiramente os alunos devem validar os dados no SISFIES (Sistema Informatizado do FIES). Em aditamentos simplificados, o estudante precisa apenas fazer a validação pelo sistema.

Já, em casos que precisem de mudanças comprobatórias, o aluno precisará ir até o banco gerador do financiamento estudantil (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), para que assim, possa renovar seu benefício.

✔ Veja também como se inscrever na prova do ENADE 2022.

Por fim, caso o estudante não faça o procedimento corretamente, ou haja dados errôneos, o mesmo poderá até perder seu benefício integralmente.

Resultado FIES 2022

O resultado do FIES é divulgado apenas em duas datas durante o ano, em março e em julho. No primeiro semestre de 2022, o resultado será divulgado no dia 5 de março (segunda feria). Já o resultado do segundo semestre, por sua vez, será disponibilizado no site do programa, no dia 30 de julho (segunda feira).

Boleto FIES

O boleto do FIES é disponibilizado mensalmente pelo portal, e caso você perca por algum motivo a fatura, saiba a seguir o passo a passo para emitir a segunda via do boleto:

  • Acesse o link: caixa.gov.br;
  • No menu, clique em “2ª via de boletos”;
  • Selecione “Boleto FIES”;
  • Insira o número de seu CPF e data de nascimento;
  • Faça o procedimento de segurança do site;
  • Ao receber o boleto, faça o pagamento online, ou imprima-o e pague diretamente em qualquer banco ou casa lotérica.

Novo FIES

O FIES possuirá mudanças a partir do primeiro semestre de 2022, assim sendo, o mesmo será dividido em três modalidades, que são:

  1. A primeira oferecerá vagas sem juros para estudantes com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos;
  2. A outra categoria será voltada totalmente para as regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte, para alunos que obtiverem renda familiar de, no máximo, cinco salários mínimos;
  3. A terceira e última modalidade será voltada para toda e qualquer região do país, sendo destinadas para famílias com renda familiar brutas de até cinco salários mínimos.

Deixar uma resposta