Tempo de Aprender 2022

O programa Tempo de Aprender 2022 é um novo método do Governo Federal para aperfeiçoar todos os profissionais da educação que trabalham com as crianças em seus primeiros anos escolares, para que os mesmos possam estar capacitados e aptos a solucionar os principais problemas atuais da rede pública de ensino. Neste guia sobre o programa Tempo de Aprender 2022, você irá conferir informações sobre o que é, como funciona, para quem é voltado, regras, e por fim, como se inscrever. Continue a leitura!

Desta maneira, pretende-se, fazer com que esses jovens cheguem no ensino médio com uma base fortalecida, para que futuramente possam ingressar em Universidades e chegar, ao final, no mercado de trabalho como um estudante completo.

Tempo de Aprender 2022
Tempo de Aprender 2022

Tempo de Aprender 2022 – o que é?

O Tempo de Aprender 2022 é um programa de alfabetização, voltado totalmente para as dificuldades da educação de crianças, nos primeiros anos do ensino básico e fundamental.

Deste modo, o programa foi elaborado pelo Governo Federal, especificamente pelo Ministério da Educação (MEC), para tentar sanar as principais carências educacionais, tanto das escolas quanto dos professores neste nível inicial, que é um dos pilares para a formação de todos os brasileiros.

Tal projeto, é embasado pelas diretrizes e determinações educacionais da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Veja também:

Como funciona o programa Tempo de Aprender?

O programa Tempo de Aprender 2022 consiste basicamente em um curso virtual e presencial, que visa auxiliar os profissionais da educação, desde professores até gestores da rede municipal ou estadual.

A alfabetização correta destes alunos é a meta principal do programa, já que dados demostram baixos índices de aprendizado, nesta etapa escolar.

Aliás, nos próximos anos será lançado um sistema virtual do programa, onde os envolvidos poderão acessar para obter informações e atividades pertinentes. Assim sendo, o programa oferece tais benefícios:

  • Livros e outros recursos físicos para auxílio de professores;
  • Acompanhamento gradual de cada estudante e das escolas;
  • Formações e materiais exclusivos para os gestores pedagógicos;
  • Entre outros.

 Para quem é o Programa Tempo de Aprender?

O público alvo do Tempo de Aprender 2022, é basicamente os professores da pré-escola e do ensino fundamental I, além de diretores, gestores e coordenadores educacionais. Com o intuito de capacitá-los para melhor atender as dificuldades dos alunos em seus primeiros anos escolares.

✔ Veja também como funciona o Sistema de Seleção Unificada 2022.

Inscrição Tempo de Aprender 2022

Para se inscrever no programa é necessário se atentar aos passos descritos no guia a seguir, acompanhe:

  1. Primordialmente, vá até o site: http://alfabetizacao.mec.gov.br/;
  2. Logo na primeira página no site, clique no item “Professores e Gestores”;
  3. Posteriormente, acesse a seção “Versão online dos cursos de formação de professores alfabetizadores” e clique em “Entrar”;
  4. Na próxima página, clique em “Cadastre-se”;
  5. Realize um cadastro completo com todas as suas informações pessoais, documentos, meios de contato, escolha uma senha válida para o sistema e outros dados solicitados;
  6. Ao final do formulário eletrônico, confira se não há nenhum erro, e confirme no item “Cadastrar”;
  7. O próximo passo será se inscrever no portal, para isso clique em “Inscreva-se” e faça um login com e-mail e senha pré-cadastrados;
  8. Após adentrar na plataforma virtual, selecione o campo “Práticas de alfabetização”;
  9. Por fim, assinale o curso “Tempo de Aprender”, e clique em “Inscreva-se”;
  10. E pronto, sua inscrição no programa estará completa!
5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta