Certificado Encceja 2022: Requisitos, Para que Serve, Como Tirar

O certificado Encceja 2022 serve como documento de comprovação da conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, para aqueles que não frequentaram o ano letivo da escola durante o período normal por motivos diversos. O certificado Encceja 2022 tem a mesma funcionalidade de um certificado de conclusão escolar para alunos que tenham frequentado uma escola durante o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Certificado Encceja 2022
Certificado Encceja 2022

Encceja 2022

O Encceja 2022, Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos, é uma prova aplicada para jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em seu tempo correto.

A prova pode ser feita por qualquer pessoa que tenha interesse em obter seu certificado de conclusão. Basta realizar a inscrição Encceja 2022 através do site oficial do INEP.

Requisitos para Pedir o Certificado Encceja

A aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é apenas o início para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental.

Após ter conseguido atingir pelo menos a nota mínima no exame, os candidatos podem dar início ao processo para adquirir seu certificado.

  • Para isso os candidatos devem primeiramente procurar as secretarias estaduais de educação.
  • No caso de candidatos aprovados no Ensino Médio, Institutos federais de educação, Ciências e Tecnologia que tenham firmado termo de adesão ao programa Encceja, também poderão ser procurados.
  • Para conseguir o certificado Encceja, o candidato deve ter atingido, no mínimo, 100 pontos em cada área de conhecimento na prova ENCCEJA 2022, e ter atingido, no mínimo, 5 pontos na redação.

Para que Serve o Certificado Encceja

O certificado Encceja 2022 tem como finalidade aprovar a conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio para alunos que não conseguiram frequentar a escola durante o período correto.

O certificado também possui sua importância para que os candidatos possam iniciar programas governamentais de ensino superior ou técnico, como:

  • O Sistema de Seleção Unificada (SISU);
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e;
  • O Programa Universidade para Todos (ProUni).

Como Tirar o Certificado Encceja 2022

Para conseguir o certificado, o candidato pode se dirigir ao instituto indicado no momento da realização da inscrição. O atendimento é feito em 283 campus de 32 institutos credenciados que estão localizado em 24 unidades da federação;

Ceará, Alagoas e Tocantins são os únicos estados que não possuem institutos cadastrados no sistema do Encceja.

Confira também os processos de matrícula:

Mesmo não sendo obrigatório, é interessante que o candidato leve uma página impressa do resultado do teste para ajudar no processo de identificação da nota. O resultado fica disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

  • Para que o candidato tenha direito ao certificado de conclusão, é necessário que o mesmo tenha atingido a quantidade mínima de pontuação exigida pela instituição;
  • A quantidade mínima para a prova do Encceja é de 100 pontos para cada área de conhecimento, e de 5 pontos para a redação.
  • O certificado, também pode ser solicitado por candidatos que tenham sido aprovados em edições anteriores do Encceja. Todos que atingiram, pelo menos, a nota mínima no exame desde o ano de 2006 podem realizar a solicitação.
5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta